ROTINA a arma secreta do teletrabalho produtivo

Home - Business - ROTINA a arma secreta do teletrabalho produtivo

ROTINA a arma secreta do teletrabalho produtivo

Trabalhar em casa requer organização!

“Trabalhar em casa” é por si uma expressão algo ambígua. Por norma “casa” e trabalho” são espaços distintos, normalmente separados por uma viagem e que agora em vez de uma estrada pode ser apenas o corredor. Esta nova realidade obrigou muitos de nós a fundir no lar a casa, o trabalho e a escola. Recolhemos testemunhos de 20 pessoas em teletrabalho e observámos uma tendência: as melhores práticas estão associadas à criação de rotinas de TEMPO, ESPAÇO E COMUNICAÇÃO

  1. Como gerir o tempo?
    Definir horários. Não são os de sempre, mas os novos que melhor se ajustam à realidade e aqui existem várias estratégias, especialmente para quem tem crianças:
    a) Estabelecer horários para os mais pequenos com atividades de maior ou menor necessidade de supervisão em consonância com a intensidade de trabalho;
    b) Se possível estabelecer turnos se estiverem dois adultos em casa;
    c) Diferir o horário de trabalho para coincidir com o tempo de “sono” dos mais pequenos;
    d) Respeitar os horários das refeições e as pausas intercalares.

2. É importante criar um espaço de trabalho?
Sim, é importante ter um espaço dedicado, nem que seja o canto da mesa de jantar, identificado como zona de trabalho em casa e transmitir isso aos mais novos.

3 Como devo comunicar com a minha equipa?
Manter a comunicação com a equipa de forma recorrente é essencial para alavancar a eficiência e, assim, manter laços e o sentimento de responsabilidade e interajuda. Recorrer aos aplicativos (ex: Zoom, Skype, etc…) para manter um ambiente de escritório digital é o mais usual.

Partilhar:

Leave A Comment